quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Aposentado tem direito ao décimo terceiro?

A aposentadoria gera muitas dúvidas para os brasileiros, seja em qualquer categoria. Por exemplo,você sabe se os aposentados tem direito a sacar o benefício do décimo terceiro salário. Para entender melhor sobre este benefício, leia as informações a seguir e descubra se aposentado pode sacar o décimo terceiro como os trabalhadores.

Aposentadoria

A aposentadoria é um direito do trabalhador brasileiro que fica disponível para ele em algumas situações. Para conseguir solicitar a aposentadoria, é necessário que o trabalhador tem contribuído junto ao INSS por 180 meses.

Além do tempo de contribuição base, também é necessário ter idade mínima. Para as mulheres, é necessário ter 6 anos completos, enquanto para homens, a idade é de 65 anos.

Quem está de acordo com os benefícios e quer saber quanto irá receber, pode verificar o saldo INSS com a Previdência Social. É fundamental estar atento a divulgação das informações deste recurso.

Outra dica importante, e verificar a tabela INSS para saber quando o benefício será liberado para você. A aposentadoria é um direito muito importante que promete estabilidade e tranquilidade para a terceira idade, por isso, fique por dentro do recurso.

Aposentado tem direito a décimo terceiro?

Para quem não sabe, o décimo terceiro salário é uma gratificação de final de ano que pode ser paga ao contribuinte em duas parcelas. Este valor é muito importante para o trabalhador e você deve saber quem tem direito a ele.

O décimo terceiro pode ser sacado por todo trabalhador de carteira assinada, rural, em situação especial, e inclusive os cidadãos aposentados do INSS.

Nem todo mundo sabe, mas o décimo também é direito da pessoa aposentada, independente da categoria do recurso. Por isso, quem tem direito ao benefício, não pode deixar de realizar o calculo para saber quanto será acrescentado ao seu valor mensal.

Para saber quanto irá receber, o contribuinte deve dividir o valor do salário ou remuneração por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Depois é só aguardar o pagamento da primeira e da última parcela no final do ano.

Como solicitar a aposentadoria?

A aposentadoria tem diversas categorias, então, quando o contribuinte cumpre os requisitos do seu tipo de aposentadoria, seja por idade ou em situação especial, ele pode fazer a solicitação do recurso.

É necessário juntar os documentos para comprovar o cumprimento dos requisitos, como tempo de contribuição e idade mínima. Depois é só se dirigir a Previdência Social para realizar o requerimento e aguardar a aprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário