quarta-feira, 24 de outubro de 2018

É Possível Tirar a CNH Antes dos 18 Anos?

Conquistar a carteira de motorista é o sonho de muitos jovens. Por vezes, é difícil esperar a maioridade para conseguir este recurso e essa ansiedade faz com que a dúvida surja: afinal, é possível tirar a CNH antes dos 18 anos? Se você quer entender melhor sobre as categorias da CNH, leia o texto a seguir.

A CNH

A Carteira Nacional de Habilitação é a licença que mostra a sua aptidão para conduzir um veículo legalmente. Para conseguir este documento, é preciso passar por um período de aulas na autoescola e depois realizar alguns exames de acordo com o Detran.

Geralmente, o custo das aulas e da emissão da carteira pode ser muito alto, e isto acaba fazendo com que muitas pessoas deixem de tirar a habilitação para dirigir. Por isso, foi desenvolvida a CNH Social, que permite a conquista gratuita da carteira de motorista.

Nem todos os estados dispõem da iniciativa, portanto, quem está pensando em se candidata para o recurso deve conferir a CNH gratuita 2019 e verificar as informações.

CNH antes dos 18 anos

Para os jovens, a CNH é um dos documentos mais desejados e esperar a maioridade para conquistá-la pode parecer uma eternidade. Mas a boa notícia é que já existem iniciativas para que jovens a partir dos 16 anos possam tirar a carteira de motorista.


Ainda há muita discussão quanto a este assunto, mas há a liberação para que jovens emancipados aos 16 possam tirar a documentação, ou que pelo menos, possam conseguir a carteira de habilitação provisória.

Antes dos 18 anos, muitos jovens já ingressam na faculdade e no mercado de trabalho, por isso, a liberação da CNH seria fundamental para eles. Mas não são todas as regiões do Brasil que permitem a liberação deste documento tão facilmente, portanto, vale a pena checar as informações com o Detran do seu estado.

Como conseguir?

O processo para conseguir a carteira de habilitação provisória é o mesmo. É necessário se inscrever em um autoescola e ser bem sucedido nas provas das quais participar.

Vale lembrar que a provisória terá um tempo muito reduzido de duração, e o motorista precisará retirar o documento novamente quando atingir a maioridade.

O processo para a renovação da CNH geralmente é mais fácil do que a primeira emissão. Entre em conato ou vá até uma unidade do Detran e se informe quanto a liberação e o valor do documento. Não se esqueça de verificar os requisitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário