segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Quais motivos podem levar ao cancelamento do FIES?

O FIES ou Programa de Financiamento Estudantil permite aos universitários pagar a mensalidade apenas 18 meses após finalizar os estudos. É uma grande oportunidade para os estudantes, exigindo cautela para não perder os direitos ao financiamento. Sobre isso falaremos mais a seguir.


Quais os motivos para o cancelamento do FIES?

Alguns estudantes podem ter o seu financiamento estudantil cancelado. Isso por acontecer quando as regras principais do programa não foram cumpridas. A principal razão é entrega de documentação falsa. Se qualquer dado informado não for verídico, a matrícula não será realizada e o aluno terá a sua inscrição no financiamento cancelada, sem direito a recurso.
Outro motivo e não realizar o aditamento. 
O aditamento é processo de renovação do programa. A cada seis meses do estudante deve renovar os seus dados cadastrais no site do FIES 2017 e entregar o documento impresso emitido na pelo site na sua instituição de ensino. Ele será a prova de que o aluno está frequentando as aulas e não abandonou o curso, fazendo uso do financiamento.


O aditamento serve para comprovar quais alunos estão realmente em dia com os estudos. infelizmente podem haver casos de doenças degenerativas e falecimentos durante o percurso. O aditamento ajuda a eliminar os estudantes não capacitados a comparecer à sala de aula e direcionar a verba para novos interessados abrindo novas oportunidades.
Outros motivos para perder o financiamento são:
  • Não comparecimento nas aulas da instituição de ensino - é preciso haver um aproveitamento de ao menos 75% do curso;
  • Abandono dos estudo - seja por qual for o motivo. Casos excepcionais podem ser analisados pela justiça com recurso;
  • Não pagamento das parcelas referente aos juros do financiamento via boleto mensal.

Não fui aprovado no FIES. Posso tentar outra vez?

O aluno pode se cadastrar quantas vezes quiser no programa de financiamento estudantil do Ministério da Educação. Contudo, ele só pode ser aprovado apenas uma vez. Se por algum motivo abandonou o financiamento não poderá voltar atrás e tentar uma segunda chance.
As inscrições são semestrais e abrem vaga para instituições de ensino diversas capitais brasileiras. Não sendo aprovado de primeira, pode tentar uma segunda ou terceira vez quantas vezes quiser. Também pode tentar mais uma vez na mesma instituição.

Por quais motivos o meu FIES não foi aprovado?

Diversos motivos podem levar o programa não aprovar um cadastro em específico.
O principal é a renda: é necessário ter uma renda familiar de até 2 salários mínimo. O programa entende que acima desse valor o aluno poderá pagar a sua própria mensalidade. A ideia beneficiar a maior quantidade possível de alunos com baixa renda interessados em um diploma.

Estudantes como notas no Exame Nacional do Ensino Médio inferior a 4,5 em conhecimentos gerais e 0 na redação também não serão aprovados. Podem ser usadas as notas de avaliações de anos anteriores a partir de 2014. Apenas é solicitado uma pontuação mínima para aprovação no programa.
Documentos também serão avaliados um a um no momento da matrícula para efetivar a inscrição do aluno aprovado. Se algum deles não condizer com as informações informados anteriormente no sistema na pré-inscrição, o cadastro também não será aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário